Análise dos programas de Urbanismo e Urbanismo/Paisagismo

<h3> Introdu&ccedil;&atilde;o</h3> <p> Esta an&aacute;lise tem como objeto apenas as disciplinas da seq&uuml;&ecirc;ncia curricular do curso que cont&ecirc;m a denomina&ccedil;&atilde;o ou conte&uacute;dos de Urbanismo e Paisagismo, pois as optativas engajadas no n&uacute;cleo de Urbanismo n&atilde;o est&atilde;o necessariamente submetidas a uma seq&uuml;&ecirc;ncia curricular articulada verticalmente. O texto limita-se portanto &agrave; an&aacute;lise do conjunto, recorrendo a disciplinas mais relacionadas com ele, sem abordar mais amplamente as suas rela&ccedil;&otilde;es com outras disciplinas do curso. As proposi&ccedil;&otilde;es decorrem da inten&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, e aparentemente consensual dos professores do n&uacute;cleo, de refor&ccedil;ar a articula&ccedil;&atilde;o dessas disciplinas, integrando-as num projeto pedag&oacute;gico global.</p> <h3> An&aacute;lise</h3> <p> Os conte&uacute;dos tem&aacute;ticos das ementas das disciplinas troncais ensaiam certa articula&ccedil;&atilde;o, cuja seq&uuml;&ecirc;ncia semestral permite a aprecia&ccedil;&atilde;o dos seus programas a partir do crit&eacute;rio interativo. O prop&oacute;sito de privilegiar essa coer&ecirc;ncia resulta tamb&eacute;m da necessidade de evitar-se superposi&ccedil;&otilde;es de conte&uacute;dos e repeti&ccedil;&atilde;o de procedimentos, al&eacute;m da considera&ccedil;&atilde;o t&aacute;cita de manter-se o car&aacute;ter evolutivo do aprendizado do estudante ao longo do curso. A seq&uuml;encia&ccedil;&atilde;o, que parece refor&ccedil;ar-se no conte&uacute;do das ementas, permite engajar as seguintes disciplinas no mesmo eixo vertical: Introdu&ccedil;&atilde;o ao Projeto de Arquitetura e do Urbanismo &ndash; 1a fase (da qual conhecemos somente a ementa), Projeto Arquitet&ocirc;nico e Paisagismo I &ndash; 2a fase (do n&uacute;cleo de projeto), Urbanismo I &ndash; 4a fase, Urbanismo e Paisagismo II &ndash; 5a fase, Urbanismo e Paisagismo III &ndash; 6a fase, Urbanismo e Paisagismo IV &ndash; 7a fase, Urbanismo V &ndash; 8a fase.&nbsp;<br /> <br /> Uma refer&ecirc;ncia estrutural comum pode ser verificada nas ementas e programas dessas disciplinas revelando a forma comum te&oacute;rico-pr&aacute;tica. Os objetivos declarados nos programas reafirmam essa forma, sugerindo a inten&ccedil;&atilde;o compartilhada de desenvolver-se no estudante a sua capacidade de observa&ccedil;&atilde;o, an&aacute;lise e proposi&ccedil;&atilde;o aplicada ao estudo e projeto de arquitetura na escala urbana, atrav&eacute;s da compreens&atilde;o das problem&aacute;ticas urbanas e da experimenta&ccedil;&atilde;o projetual. Dentre os pressupostos presumidos nessas formula&ccedil;&otilde;es, percebe-se a inten&ccedil;&atilde;o comum de incentivar-se no estudante a cr&iacute;tica e a avalia&ccedil;&atilde;o dos modos de produ&ccedil;&atilde;o do espa&ccedil;o e de estimular a sua capacidade de experimenta&ccedil;&atilde;o e de exerc&iacute;cio da criatividade. Os objetivos e os conte&uacute;dos program&aacute;ticos parecem seguir essa estrutura&ccedil;&atilde;o e objetivos, embora as ementas n&atilde;o os afirmem explicitamente.&nbsp;<br /> <br /> A an&aacute;lise do conjunto dos programas permite perceber-se o modo como foram adaptados ao texto das ementas, sem ind&iacute;cio evidente de integra&ccedil;&atilde;o vertical de conte&uacute;dos e procedimentos.&nbsp;<br /> <br /> Sente-se falta do programa da disciplina Introdu&ccedil;&atilde;o ao Projeto de Arquitetura e do Urbanismo, que d&aacute; in&iacute;cio &agrave; seq&uuml;&ecirc;ncia e de Projeto Arquitet&ocirc;nico e Paisagismo I, cuja ementa tem rela&ccedil;&atilde;o com os conte&uacute;dos da seq&uuml;&ecirc;ncia, mas n&atilde;o pertence ao n&uacute;cleo.&nbsp;<br /> <br /> Ao apreciar as ementas sob a &oacute;tica de sua articula&ccedil;&atilde;o vertical e coer&ecirc;ncia de conte&uacute;dos te&oacute;ricos e pr&aacute;ticos, topamos com a imprecis&atilde;o dos termos utilizados, embora seja poss&iacute;vel interpretar o conjunto de temas propostos, dando-lhes certa coer&ecirc;ncia, sobretudo se buscarmos destacar certas problem&aacute;ticas sugeridas como objeto de estudo, relacionando-as com as propostas de exerc&iacute;cio de interven&ccedil;&atilde;o espacial.&nbsp;<br /> Exemplos: Urb I &ndash; problem&aacute;tica da preserva&ccedil;&atilde;o do patrim&ocirc;nio constru&iacute;do com &ldquo;projeto de reciclagem, renova&ccedil;&atilde;o ou restaura&ccedil;&atilde;o&rdquo;; Urb/Pais II &ndash; problem&aacute;tica da preserva&ccedil;&atilde;o ambiental com proposi&ccedil;&otilde;es de &ldquo;interven&ccedil;&atilde;o espacial sobre segmento da paisagem urbana&rdquo;, Urb/Pais III &ndash; problem&aacute;tica da renova&ccedil;&atilde;o urbana (interpretada no programa como s&iacute;ntese das problem&aacute;ticas anteriores) com projeto paisag&iacute;stico de espa&ccedil;os p&uacute;blicos de uso coletivo, Urb/Pais IV &ndash; problem&aacute;tica do planejamento urbano com proposi&ccedil;&otilde;es de sistemas integrados de espa&ccedil;os p&uacute;blicos de uso coletivo, Urb V &ndash; problem&aacute;tica do desenvolvimento regional com proposi&ccedil;&atilde;o de sistemas integrados de equipamentos ou infraestruturas na escala micro-regional. As ementas das duas &uacute;ltimas sugerem uma abordagem do ponto de vista do planejamento e da gest&atilde;o territorial, assim como a elabora&ccedil;&atilde;o de &ldquo;projetos estruturadores do espa&ccedil;o&rdquo; nas escalas urbana e regional.&nbsp;<br /> <br /> As disciplinas Urb/Pais III e Urb V permitem aos estudantes a escolha das &aacute;reas de estudo.&nbsp;<br /> <br /> Sabemos que a correla&ccedil;&atilde;o sugerida entre os conte&uacute;dos te&oacute;ricos e a experimenta&ccedil;&atilde;o projetual nem sempre &eacute; seguida, em decorr&ecirc;ncia das limita&ccedil;&otilde;es das ementas (seq&uuml;&ecirc;ncia l&oacute;gica pouco clara, ambig&uuml;idade ou imprecis&atilde;o dos conceitos utilizados). Os programas entretanto parecem buscar essa coer&ecirc;ncia, partindo sobretudo dos exerc&iacute;cios de projeto sugeridos nas ementas. Exemplos: Urb/Pais II - onde &ldquo;projeto de organiza&ccedil;&atilde;o espacial&rdquo; foi interpretado como &ldquo;interven&ccedil;&atilde;o em segmento da paisagem urbana&rdquo;, Urb/Pais III - onde &ldquo;anteprojeto em &aacute;reas de renova&ccedil;&atilde;o urbana&rdquo; foi interpretado como &ldquo;proposi&ccedil;&atilde;o e desenho de espa&ccedil;os p&uacute;blicos de uso coletivo&rdquo;.&nbsp;<br /> <br /> As ementas das disciplinas de planejamento foram interpretadas diferentemente: o programa de Urb/Pais IV encaminha a elabora&ccedil;&atilde;o de um projeto de configura&ccedil;&atilde;o da paisagem urbana, tendo como base &ldquo;os espa&ccedil;os p&uacute;blicos de uso coletivo&rdquo; e &ldquo;as tipologias arquitet&ocirc;nicas&rdquo;; em Urb V o programa encaminha &ldquo;proposi&ccedil;&otilde;es de interven&ccedil;&atilde;o em setor de atividade ou infraestrutura&rdquo; na escala micro-regional (que inclui &aacute;reas urbanas e rurais), sugerindo portanto a formula&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas e projetos.&nbsp;<br /> <br /> A seq&uuml;&ecirc;ncia disp&otilde;e das disciplinas introdut&oacute;rias obedecendo a mesma estrutura te&oacute;rico-pr&aacute;tica, embora com &ecirc;nfase no exerc&iacute;cio da leitura e compreens&atilde;o dos processos envolvidos na produ&ccedil;&atilde;o da paisagem natural e constru&iacute;da (conceitos b&aacute;sicos, escalas, modelos, morfologias, repert&oacute;rio). Introdu&ccedil;&atilde;o ao Projeto de Arq e Urb (1a fase) &ndash; percep&ccedil;&atilde;o da evolu&ccedil;&atilde;o urbana, teorias urban&iacute;sticas, representa&ccedil;&atilde;o do espa&ccedil;o. Projeto Arquitet&ocirc;nico e Paisagismo I (2a fase) &ndash; ergonomia, ecologia.&nbsp;</p> <h3> Observa&ccedil;&otilde;es complementares</h3> <p> A disciplina Teoria Urbana I (3a fase) &eacute; apenas te&oacute;rica e sua ementa contempla problem&aacute;ticas e pol&iacute;ticas habitacionais e urban&iacute;sticas. N&atilde;o dispomos do programa das disciplinas Teoria Urbana II (7a fase) e Teoria Urbana III (8a fase), mas as suas ementas pemitem destacar o estudo de teorias ligadas ao planejamento urbano e regional, cujo exerc&iacute;cio te&oacute;rico-pr&aacute;tico &eacute; feito paralelamente nas disciplinas Urb/Pais IV e Urb V.&nbsp;<br /> A ementa e o programa da disciplina Sistemas Urbanos atribui-lhe car&aacute;ter tem&aacute;tico mais definido, definindo procedimentos de estudo te&oacute;rico, abordando os aspectos conceituais e t&eacute;cnicos pertinentes &agrave;s redes e sistemas e os efeitos de seu dessenvolvimento no espa&ccedil;o urbano, deixando de lado a abordagem das t&eacute;cnicas aplicadas &agrave;s redes de infraestrutura urbana. Esta abordagem &eacute; mencionada de modo sum&aacute;rio ou indireto nas ementas das disciplinas de instala&ccedil;&otilde;es prediais oferecidas pelo ECV, que estipulam entre outros conte&uacute;dos: em Conforto Ambiental &ndash; T&eacute;rmico (4a fase) &ndash; &ldquo;Ventila&ccedil;&atilde;o natural a n&iacute;vel do ambiente urbano e edificado&rdquo;; em Conforto Ambiental: Ilumina&ccedil;&atilde;o (5a fase) &ndash; &ldquo;Fontes de luz e sistemas de ilumina&ccedil;&atilde;o&rdquo;; em Conforto Ambiental: Ac&uacute;stica (7a fase) &ndash; &ldquo;Ac&uacute;stica urbana e ru&iacute;do comunit&aacute;rio&rdquo; e &ldquo;Controle de ru&iacute;do e tratamento ac&uacute;stico de ambientes abertos e fechados&rdquo;.&nbsp;<br /> Do mesmo modo que as disciplinas Urb/Pais III e Urb/Pais IV, as ementas das disciplinas Projeto Arquitet&ocirc;nico V (7a fase) e Projeto Arquitet&ocirc;nico VI (8a fase) abordam tamb&eacute;m o estudo de espa&ccedil;os de uso coletivo, embora encaminhando projetos arquitet&ocirc;nicos e n&atilde;o paisag&iacute;sticos.&nbsp;</p> <h3> Proposi&ccedil;&otilde;es</h3> <p> Interessa-nos interpretar as ementas estabelecendo a seq&uuml;&ecirc;ncia evolutiva dos programas de Urbanismo e Paisagismo, da 4a fase (Urb I) at&eacute; a 8a fase (Urb V). Assim, propomos que as problem&aacute;ticas sugeridas nas ementas e programas, consideradas como crit&eacute;rio b&aacute;sico seq&uuml;encial constituam-se no elemento ordenador do conjunto, harmonizando-o e facilitando a organiza&ccedil;&atilde;o dos planos de ensino. Assim, a ordena&ccedil;&atilde;o sequencial das disciplinas ficar&aacute; mais clara para os pr&oacute;prios estudantes, permitindo-lhes perceber tamb&eacute;m a correla&ccedil;&atilde;o entre os conte&uacute;dos program&aacute;ticos e a experi&ecirc;ncia projetual proposta em cada fase.&nbsp;<br /> Urb I &ndash; Rela&ccedil;&atilde;o do estudo da problem&aacute;tica da preserva&ccedil;&atilde;o do patrim&ocirc;nio constru&iacute;do com projetos de preserva&ccedil;&atilde;o e reciclagem; Urb/Pais II &ndash; Estudo da problem&aacute;tica da preserva&ccedil;&atilde;o ambiental (rela&ccedil;&atilde;o homem-natureza) com projeto de recupera&ccedil;&atilde;o do patrim&ocirc;nio natural em &aacute;reas urbanas; Urb/Pais III&nbsp;<br /> <br /> &ndash; Estudo da problem&aacute;tica da preserva&ccedil;&atilde;o ambiental e cultural com projetos de revitaliza&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os p&uacute;blicos de &aacute;reas centrais; Urb/Pais IV &ndash; Estudo da problem&aacute;tica dos sistemas urbanos com planejamento de um sistema de espa&ccedil;os p&uacute;blicos coletivos; Urb V &ndash; Estudo da problem&aacute;tica do desenvolvimento regional com proposi&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias de interven&ccedil;&atilde;o e projetos na escala micro-regional.&nbsp;<br /> <br /> Devemos lembrar que maior liberdade de interpreta&ccedil;&atilde;o, defini&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;dos e aplica&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas pode ser encontrada no uso e proposi&ccedil;&atilde;o de disciplinas optativas, conforme as especializa&ccedil;&otilde;es e interesses de cada professor.&nbsp;<br /> <br /> Examinando as ementas e os programas pode-se verificar a exist&ecirc;ncia de significados diversos atribu&iacute;dos a termos como desenho, projeto, planejamento, plano, ambiente, setor, lugar, objeto, sugerindo a necessidade de esclarecer-se o significado quando de sua men&ccedil;&atilde;o nos textos.&nbsp;<br /> Os programas das disciplinas Projeto Arquitet&ocirc;nico V (7a fase) e Projeto Arquitet&ocirc;nico VI (8a fase) deveriam ser avaliados no conjunto, pois abordam o mesmo objeto de Urb/Pais III e Urb/Pais IV (espa&ccedil;os p&uacute;blicos de uso coletivo), para que se possa esclarecer para os estudantes o referencial comum e as especificidades praticadas pelos professores, controlando tamb&eacute;m a repeti&ccedil;&atilde;o dos conte&uacute;dos. O mesmo devendo ocorrer com as disciplinas te&oacute;ricas.<br /> <br /> <strong><em>Texto encaminhado ao N&uacute;cleo de Urbanismo em 20-06-2003.</em></strong></p>
Fonte:Nelson Popini Vaz Publicado em:30-09-2011 13:02:32