FICÇÃO CIENTÍFICA

2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

Dir. Stanley Kubrik

"Desde o início dos tempos, ainda na pré-história, um misterioso monotito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas é enviada a Jupiter para investigar o monolito à bordo da nave Discovery, totalmente controlada pelo moderno computador HAL 9000. Entretando, no meio da viagem, HAL entra em pane e começa a eliminar os tripulantes para ter total controle da nave." (Videoteca)

Prá mim, ainda é o maior filme de ficção, no sentido cinematográfico, considerando-se inclusive a época em que foi feito e os efeitos produzidos. Dirigido por Stanley Kubrik, é considerado uma das grandes obras do cinema. Tem uma continuação 2010.... (agora não lembro o resto, mas não é difícil descobrir) não tão boa, mas interessante, e não é do Kubrik, embora roteirizada pelo mesmo Arthur C. Clark, autor de ficção que criou o roteiro do primeiro filme. O filme não foi adaptado de um livro, e sim criado a partir da roteirização do escritor. Posteriormente Clarck escreveu um livro a partir do roteiro do filme.

###########################################################################

BLADE RUNNER - O CAÇADOR DE ANDRÓIDES

Dir. Ridley Scott

"No século 21, um policial (Harrison Ford) é designado para exterminar andróides, conhecidos como Replicantes, que se revoltaram contra o sistema e se misturaram aos seres humanos. Inspirado em uma novela de Phillip K. Dick, Blade Runner é um cult dos anos 80. Com ação e estilo noir, o filme desenha um futuro escuro e multicultural, cheio de poluição visual, prédios enormes e grandes diferenças sociais. Em 1992 Ridley Scott lançaria a "versão do diretor", alterando mudanças antes feitas por exigência dos estúdios." (Videoteca)

Outro clássico que merece ser visto. A história é um envolvente conto policial do futuro, com aventura, suspense, envolvendo andróides altamente desenvolvidos revoltados e policiais especializados em identificá-los e caçá-los. Além da história envolvente, o filme tem uma incrível reflexão sobre viver e ser gente, com uma sequência memorável de luta entre o policial caçador e o poderoso andróide líder, num final inusitado e tocante.

###########################################################################

MISSÃO MARTE

Dir. Brian de Palma

"O mesmo diretor de Missão Impossível traz agora a eletrizante aventura de ficção científica Missão: Marte, estrelando Gary Sinise (Olhos de Serpente) e Tim Robbins (Um Sonho de Liberdade). O ano é 2020, e a primeira missão tripulada para Marte, comandada por Luke Graham (Don Cheadle, de Irresistível Paixão), pousa com segurança no Planeta Vermelho. Mas o cenário de Marte abriga um estranho e terrível segredo que provoca um misterioso desastre, tão catastrófico que pode ter exterminado a tripulação. Alertada pela última e ambígua mensagem de Graham, a Nasa lança uma Missão de Salvamento para Marte, a fim de investigar e, se possível, resgatar sobreviventes. Enfrentando perigos inimagináveis, mas impulsionados por uma profunda amizade, a equipe finalmente pousa em Marte e faz uma descoberta impressionante. Missão: Marte é uma viagem espacial repleta de ação, que vai fascinar você com seus extraordinários efeitos especiais, deixando-o em suspense o tempo todo. "(Videoteca)

###########################################################################

INIMIGO MEU

Dir. Wolfgang Petersen

"Nesta excelente aventura da ficção científica, dois guerreiros envolvidos em uma selvagem guerra futurística entre a Terra e o planeta Dracon são abatidos e fazem aterrissagens forçadas em um planeta desolado e inóspito. A princípio, o humano (Dennis quaid) e seu inimigo, um réptil alienígena (Louis Gosset, Jr.) estão determinados a destruirem-se mutuamente. Mas após terem que enfrentar as forças da natureza e um ao outro, os dois pilotos perdidos gradualmente percebem que a única maneira de manterem-se vivos é superando o ódio mortal." (Videoteca)

Importante e bonito, inclusive plasticamente. Se aplicado às relações entre os  homens, é filosófico.

###########################################################################

O DIA SEGUINTE

Dir. Nicholas Meyer

"A vida segue seu curso normal para os habitantes de Lawrence, Estados Unidos: comerciantes, fazendeiros, estudantes, médicos e crianças... Mas em cada esquina emerge um inquietude geral. A TV mostra a tensa situação militar na Europa. O rádio fala em um possível ataque nuclear. Ansiedade. De repente, mísseis sobem ao ar e um imenso cogumelo de nuvens e chamas forma-se no céu. Desespero. Florestas são desintegradas por uma devastadora onde de poeira e fogo. Edifícios explodem. Horror. Ninguém pode dizer se haverá o dia seguinte..." (Videoteca)

O filme mostra uma possível catástrofe nuclear e suas consequências. Baseado nas avaliações científicas dos efeitos das explosões atômicas, o filme provoca uma grande constrangimento e angústia. No entanto, acho um filme pédagógico e totalmente atual, importante para a consciência das pessoas de um perigo que ainda é presente e possível (bruuu.... me dá arrepios).

É chocante mas tem que ser visto.

###########################################################################

FAHRENHEIT 451

Dir. François Truffaut

"A obra-prima literária de Ray Bradbury sobre um futuro sem livros ganha assustadora dimensão realística neste clássico filme dirigido por François Truffaut, um dos grandes inovadores do cinema de todos os tempos. Montag (Oskar Werner) é um bombeiro designado para queimar livros proibidos até conhecer uma revolucionária professora que se atreve em lê-los. De repente ele se vê como um fugitivo caçado, forçado a escolher não apenas entre duas mulheres, mas entre sua segurança pessoal e a liberdade intelectual. Primeira produção de Truffaut em língua inglesa, o filme é uma fábula extraordinária em que a própria raça humana se transforma no terror mais assustador." (Videoteca)

Tá na minha lista faz tempo prá rever (vi há muitos anos). Pus prá não esquecer e recomendar, pois é um clássico do cinema adaptado de um clássico da literatura. Diretor e escritor muito bons. Resultado muito envolvente. Agora achei o DVD.

###########################################################################

2010 - O ANO QUE FAREMOS CONTATO

Dir. Peter Hyams

"Um novo tempo, uma nova odisséia, uma nova chance para confrontar os enigmas surgidos na desafiante e perigosa missão Júpiter no ano de 2001. Os membros da tripulação a bordo da Leonov estão no curso para encontrar com a Discovery, ainda em órbita. O que eles não sabem é que também estão à beira de descobrir as respostas para os mais profundos mistérios da humanidade. E que sua fé descansará nos ombros de silicone do computador que eles religaram, HAL-9000. Neste impressionante e sério filme baseado na obra de Arthur C. Clarke, sequência da novela 2001: Uma odisséia no espaço, o diretor Peter Hyams (Capricórnio Um, Outland Comando Titânio) usa toda sua habilidade num assunto interessante e absorvente para construir um marco, cativante no seu próprio estilo assim como foi seu predecessor. O ano é 2010. Tempo para descobrir que não estamos sozinhos." (Videoteca)

###########################################################################

SOLARIS

Dir. Steven Sorderberg

O astro George Clooney nos nos brinda com uma excelente atuação neste filme "brilhante de ficção científica (New York Daily News) assinado pelos ganhadores do Oscar Steven Soderbergh (2001 Melhor Diretor, Traffic) e James Cameron (1997 Melhor Filme e Melhor Diretor, Titanic). A bordo de uma solitária estação espacial na órbita de um misterioso planeta, os tripulante estão enfrentando um estranho e aterrorizante fenômeno que os fazem visualizarem encarnações de fantasmas de seus passados. Quando o psicólogo Chris Kelvin (Clooney) chega para investigar os eventos, ele se vê frente a frente com um poder além da imaginação humana que poderia ser a chave para os maiores sonhos da humanidade...ou para nossos mais terríveis pesadelos.

###########################################################################

STALKER

Dir. Andrey Tarkovsky

"Ninguém sabia explicar o surgimento de uma zona misteriosa em nosso planeta. Seria efeito de um meteorito ou provocado por alienígenas? Casas abandonadas, tanques enferrujados e cobertos pela vegetação eram testemunhas silenciosas daqueles que tentaram desvendar o segredo pela força. Apesar do perigo do isolamento decretado pelo governo, muitos tentam entrar pois acreditam que lá encontrarão um local onde todos desejos são concedidos. Somente alguns marginais conhecidos como "Stalkers", sabiam evitar as armadilhas espalhadas por todos os lados e penetrar nesta Zona. Um Stalker, guia um cientista e um escritor que querem desvendar o mistério, mas para isso terão que enfrentar terríveis provocações. Considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos." (Videoteca)

###########################################################################

SUPERNOVA

Dir. Thomas Lee

"Além da compreensão, além da imaginação e muito além das mais profundas regiões desta galáxia... a vida como nós a conhecemos está quase acabando! James Spader e a indicada ao Oscar, Ângela Bassett causam faíscas (Los Angeles Times) e Lou Diamond Phillips, o indicado ao Oscar, Robert Foster, e o surpreendente Robin Tunney estão arrasando neste thriler espetacular que expande o universo do suspense para um mundo todo novo de poder selvagem e terror indescritível. Nos pontos mais remotos do espaço sideral, a nave-médica Nightingale mantém uma vigília solitária a disposição daqueles que estejam com problemas. Quando um pedido frenético de socorro atravessa o vazio, a tripulação responde com um pulso quase fatal para o hiperespaço, mergulhando no campo gravitacional de uma estrela que está morrendo. A espaçonave avariada resgata um ônibus espacial contendo um misterioso sobrevivente e um estranho dispositivo alienígena. Agora a tripulação precisa desvendar um segredo assustador os destrua e a galáxia inteira fique no esquecimento eterno! Com efeitos especiais de última geração criados pela equipe ganhadora do Oscar da digital Domain (Titanic), surpernova é um filme explosivo que você não pode perder!" (Videoteca)

###########################################################################

THX 1138

Dir. George Lucas

O primeiro filme dirigido por George Lucas (de Star Wars) é uma obra psicodélica sobre um futuro asséptico onde a população é forçada a viver em grandes cidades subterrâneas controladas por computadores. Coisas como o livre arbítrio, religião, desejos e sexo são proibidos. Todos são controlados por drogas que reprimem seus pensamentos e os deixam "dóceis" para fazerem suas funções na sociedade de maneira que não interfira no "equilíbrio" das coisas. Até que o humano THX-1138 (Robert Duvall) com sua parceira desafiam o sistema não apenas para defender seu romance (que é proibido), mas para tentar escapar da cidade subterrânea e viver livres no "mundo de cima". Não é dificil notar as profundas influências de célebres obras como "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley e "1984" de George Orwell. Lucas foi muito corajoso em fazer sua estréia no cinema com um filme tão "experimental" para a época, principalmente no Estados Unidos (coisa rara até hoje). O filme é muito bem montado e a caracterização é bastante convincente levando em conta os recursos técnicos que tinham e o orçamento minguado." (Videoteca)

###########################################################################

ZARDOZ

Dir. John Boorman

Sean Connery nos apresenta uma interpretação poderosa nesta fantástica visão de um mundo futuro dividido em duas sociedades. O Vortex é uma luxuriante e exclusiva comunidade, formada por cientistas e intelectuais imortais completamente preservada de contato com o mundo exterior. Do lado de fora do Vortex, existe um mundo desolado arrasado pela guerra e poluição, povoado pelos Brutos, selvagens primitivos e assassinos que adoram um deus aterrorizante, Zardoz. Mas um Bruto rebelde (Sean Connery) está decidido a sobreviver seguindo suas próprias leis, que podem ameaçar o equilíbrio das civilização e... possivelmente destruí-la. Co-estrelando Charlotte Rampling, Zardoz é uma aventura sifisticada, frequentemente elogiada por seus efeitos especiais e complexo imaginário." (Videoteca)