Curso de Arquitetura e Urbanismo – UFSC

Projetar, planejar e construir edificações, e ainda, planejar os espaços urbanos e regionais são as mais conhecidas e difundidas atribuições de um arquiteto-urbanista. Entretanto, a diversidade de atuação de um arquiteto e urbanista possibilita um espectro muito mais amplo, respaldado pela legislação que regulamenta a profissão e garantido pelos diversos saberes historicamente intrínsecos à profissão.

Compete ao arquiteto e urbanista, sob o ponto de vista legal, todas as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística, urbanismo, projeto de interiores, planejamento físico, urbano e regional. Os profissionais formados em arquitetura e urbanismo também podem desempenhar atividades no campo do desenho industrial e na área de comunicação visual, conforme deliberação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA, 1977). A regulamentação do exercício profissional do arquiteto e urbanista (Lei Federal 5194/66), o habilita a exercer atividades como planejamento, projetos, especificação, direção e execução de obras, fiscalização de obras e serviços, orçamento, supervisão, orientação técnica, coordenação, ensino, pesquisa, extensão, assessoria, controle de qualidade, estudos de viabilidade técnica-econômica, consultoria, vistoria, perícia, avaliação, produção técnica especializada e todas as atividades que se inclua no âmbito da profissão. A habilitação em arquitetura e urbanismo é única, não existindo modalidades na profissão.

A dimensão de atividades e de competências e a diversidade e a complexidade das escalas de atuação exigem do arquiteto e urbanista uma formação bastante ampla, que conecte e integre as diversas áreas do conhecimento. Para garantir esse perfil o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC oferece uma formação interdisciplinar, que permeia desde a metodologia e o exercício do projeto arquitetônico e do planejamento da cidade, passando pelas disciplinas teórico-críticas, como a história da arquitetura, da arte, da tecnologia e do urbanismo e seus aspectos sócio-culturais, estéticos e filosóficos, até as disciplinas da área tecnológica, como técnicas construtivas, estabilidade das construções e conforto acústico e ambiental. Essa formação abrangente do arquiteto e urbanista lhe concede uma formação de caráter analítico, artístico, propositivo, teórico-crítico, técnico e criativo, o que qualifica e amplia a sua formação e o seu espectro profissional, potencializando uma atuação socialmente comprometida.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo iniciou suas atividades em março de 1977, vinculado ao Centro Tecnológico da UFSC (CTC). O Departamento de Arquitetura e Urbanismo é o responsável pela maioria das disciplinas do Curso, num total de 52 disciplinas obrigatórias e 33 optativas, que representam quase 80% do total de créditos a serem cursados. Oferece disciplinas na área de projeto arquitetônico, de urbanismo, de teoria-história e na de tecnologia. O currículo do Curso é complementado pelas disciplinas oferecidas pelo Departamento de Engenharia Civil (ECV-CTC) – 8 disciplinas obrigatórias -, pelo Departamento de Expressão Gráfica (EGR-CCE) - 4 disciplinas obrigatórias e 3 optativas - e pelo departamento de Física (FSC-CFM), com uma disciplina obrigatória.

O currículo pleno do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo constitui-se de disciplinas obrigatórias e optativas que são ministradas ao longo de 10 (dez) semestres, totalizando 3900 créditos. O aluno integraliza esse currículo obtendo créditos nas disciplinas em que for aprovado, equivalendo cada crédito a uma hora-aula concluída. Durante os dois últimos semestres, 9a fase e 10a fase do Curso, o aluno desenvolve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), atividades desenvolvidas com acompanhamento de um professor-orientador, onde o aluno desenvolve uma síntese conclusiva dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso, e que objetiva avaliar a sua capacitação ao exercício profissional. A avaliação do TCC é efetuada em duas etapas por uma Banca formada por professores do Curso e por profissionais externos à UFSC.

Os professores responsáveis por ministrar as disciplinas oferecidas pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo estão vinculados a 4 (quatro) Núcleos de Ensino, a saber: Núcleo de Projeto, Núcleo de Urbanismo-Paisagismo, Núcleo de Teoria-História e Núcleo de Tecnologia. Do total de disciplinas obrigatórias oferecidas pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo, 10 estão vinculadas ao Núcleo de Projeto, 05 ao Núcleo de Urbanismo, 13 ao Núcleo de Teoria-História e 10 ao Núcleo de Tecnologia, além de 33 disciplinas optativas. As demais disciplinas obrigatórias são oferecidas pelos outros três departamentos citados.

Os cerca de 60 professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem também atividades de pesquisa e de extensão, nas quais os estudantes são estimulados a participar. A participação em pesquisas permite introduzi-los nas atividades científicas e de produção do conhecimento, e a participação nas atividades de extensão aprofundam a sua compreensão das necessidades sociais através do relacionamento entre a universidade e a comunidade, aperfeiçoando a sua qualificação e a sua futura prática profissional.

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo possui, ainda, 8 laboratórios que apóiam as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. São eles: o Laboratório de Documentação e Acervo (LDA); o Laboratório de Modelos e de Maquetes (LabMoMa); o Laboratório de Microcomputadores (LabMicro); o Laboratório de Conforto Ambiental e Acústico (LabCon); o Laboratório de Sistemas Construtivos (LabSisco); o Laboratório de Projetos (LabProj); o Laboratório de Urbanismo (LabUrb) e o Laboratório de Técnicas de Restauração (LabRestauro).

As pesquisas dos professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo são realizadas principalmente através de 10 (dez) Grupos de Pesquisa:

  1. CIDADHIS – Grupo de estudos de Urbanismo, Cultura e História da Cidade;
  2. GHab – Grupo de estudos da Habitação;
  3. InfoArq – Grupo de Pesquisa de Informática em Arquitetura;
  4. Nucomo – Núcleo de Estudos de Configuração e Morfologia Urbana;
  5. SITUS – Grupo de pesquisa Território, Arquitetura e Cidadania;
    Núcleo de Simulação em Iluminação Natural;
  6. GIPEDU – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano;
  7. Grupo PET – Programa Especial de Treinamento de alunos de graduação;
  8. APEU – Grupo de Pesquisa Arquitetura, Paisagem e Espaços Urbano;
  9. GAAMA - Grupo de Acústica Arquitetônica e do Meio Ambiente.

Estes grupos de pesquisa reúnem professores e alunos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Programa de Pós-Graduação “Arquitetura e Tecnologia do Ambiente Construído” e do Programa de Pós-Graduação “Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade”.

BOLETIM

Agenda (65 artigos)

Debates (1 artigos)

    Ensaios (6 artigos)

    Notícia (33 artigos)

    Pareceres (3 artigos)

    Pedagogia (4 artigos)

    Viagens (3 artigos)

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Campus Trindade - CP 470 - CEP 88040-970 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil - FONE/ FAX: 55 (48) 3721 9550