TIPOS DE PÓRTICOS

 

 

Pórtico bi-apoiado

 

Este tipo de pórtico está sustentado por dois apoios, sendo um deles um apoio fixo e o outro um apoio móvel.

 

 

 

Pórtico bi-articulado

 

Este tipo de pórtico está sustentado por dois apoios, sendo ambos fixos. Este pórtico apresenta também uma articulação em uma de suas barras onde o momento é nulo.

 

 

 

Pórtico engastado e livre

 

Este tipo de pórtico está sustentado por um único apoio, um apoio engastado.

 

 

 

Pórtico tri-articulado

 

Este tipo de pórtico está sustentado por dois apoios, sendo ambos fixos. Este pórtico apresenta também uma articulação em uma de suas barras onde o momento é nulo (ponto C).

 

 

 

Outros exemplos de pórticos tri-articulados:

 

 

                        

 

Pórtico tri-articulado de duas águas

 

 

                                       

        

          Pórtico em V invertido tri-articulado                    Pórtico tri-articulado de uma água

 

 

 

Pórtico simples de alma cheia

 

Uma estrutura simples e simétrica com cobertura inclinada que tem vão livre de 15m a 45m e altura de 5m a 12m. A inclinação da cobertura fica entre 5° e 20° e o espaçamento entre os pórticos entre 6m e 12m. É comum a utilização de mísulas nas ligações das vigas com as colunas e na cumeeira.

 

 

 

Pórtico com tirantes

 

Com a colocação de tirantes, consegue-se reduzir os deslocamentos horizontais e os momentos nas colunas. São indicados para inclinações maiores que 15°.

 

 

 

Pórtico com escora central

 

Para grandes vãos (maiores que 30m), e sem a necessidade de vão livre, o pórtico com escora central, pode reduzir as vigas, gerando uma estrutura mais econômica.

 

 

 

Pórtico com cobertura em poligonal

 

O pórtico com cobertura em poligonal pode ser usado para grandes vãos onde a altura total da edificação deve ser reduzida. A utilização de tirantes horizontais pode tornar a solução mais econômica.

 

 

 

Pórtico com cobertura em arco

 

Os pórticos com cobertura em arco são utilizados principalmente em função de necessidades arquitetônicas. Para vãos grandes, serão necessárias ligações nas vigas, que devem ser cuidadosamente detalhadas.

 

 

 

Pórtico simples com viga castelada ou celular

 

A mesma estrutura do pórtico simples, mas utilizando para as vigas inclinadas os perfis laminados formando vigas casteladas ou celulares. Como os perfis podem aumentar a altura em aproximadamente 50%, sem aumentar a massa linear, consegue-se vencer vãos maiores, de até 60m.

 

 

 

Semi-Pórticos

 

Compõe-se de coluna vertical de sustentação e uma viga suspensa em balanço.