Instalação Hidráulica

 

 

    O projeto do sistema hidráulico residencial é bastante específico. Nele está contido o traçado das instalações de esgoto, de água fria e de água quente. Se feito de modo a atender às necessidades dos moradores do imóvel, trará bem-estar e certeza de baixos custos com manutenção. Além disso, vai facilitar a execução de futuros reparos.

    Economia não se aplica a sistemas hidráulicos: o projeto custa quase o mesmo que o estrutural e o custo das tubulações hidráulicas é de aproximadamente 3% do valor da obra. Por isso, não vale a pena comprar produtos de baixa qualidade que não ofereçam segurança.

    Se a pressão da rua for baixa, a caixa d´água vai demorar mais para encher e, conseqüentemente, o desempenho do chuveiro e das máquinas de lavar roupa e louça ficará comprometido. Por outro lado, pressão alta exige tubulações mais robustas e muita atenção na execução de emendas e conexões.

    Também é importante observar a colocação dos registros de gaveta, responsáveis pelo controle do fluxo de água na casa. Cozinha e lavanderia necessitam de um para água quente e outro para água fria. No banheiro, é interessante reservar um registro para a válvula de descarga. Em casos de reparos os demais pontos de água do banheiro não ficam sem água.