Aquários para Visitação

     No Brasil e no mundo, existem vários aquários abertos a visitação, dedicados ao entretenimento e apreciação da natureza conservada. Alguns exemplos estão citados abaixo:

 

- Aquário Municipal de Santos

     Primeiro aquário público do Brasil, tem área de 1 mil m2 e foi inaugurado em 1945. Cerca de 500 mil pessoas por ano passam pelo segundo parque mais visitado do estado, só superado em movimento pelo Zoológico de São Paulo. Mais de 200 espécies de água doce e salgada, num total de 800 animais aquáticos, ocupam seus 35 tanques. São garoupas, moréias, carpas, piranhas, tartarugas, tubarões, corais etc. O lobo-marinho Macaezinho é a maior atração, realizando traquinadas e acrobacias em seu tanque de 17m de diâmetro. Além do Projeto Tamar, voltado à preservação de tartarugas, o equipamento é o único no País a expor esse animal, que era caçado porque o casco servia de matéria-prima na confecção de pentes, presilhas etc. O aquário conta ainda com o único filhote de pingüim nascido em cativeiro, no Brasil.

- Aquário Vasco da Gama

     O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado a 20 de Maio de 1898 no Rio de Janeiro. A cerimônia, de grande impacto público, é então realizada na presença da Família Real e numerosas individualidades da época.

     É um dos primeiros aquários no mundo inteiro, sendo a sua construção ordenada pela Comissão Executiva da Celebração do 4º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, que desejava assim perpetuar o acontecimento. Situado nos terrenos cedidos pelo Ministério das Obras Públicas, na Alameda de Algés, junto ao Dafundo, torna-se um estabelecimento de recreio e instrução popular. Findas as festas das comemorações, fica o Aquário propriedade do Estado.

     Presentemente, Museu e Aquário complementam-se na importante tarefa de divulgar a Vida Aquática:

     No Museu, para além de exemplares comuns, o visitante pode observar animais cuja manutenção em cativeiro é difícil ou mesmo impossível, como por exemplo animais de grande porte, de zonas profundas ou mesmo espécies raras.
No Aquário, a exposição de seres vivos oferece uma imagem real e dinâmica do mundo Subaquático.

     O Aquário Vasco da Gama é pois uma instituição didática, um centro de divulgação da vida aquática e de investigação. Tem vindo a sofrer ao longo do tempo várias transformações, no sentido de melhorar cada vez mais a exposição dos exemplares vivos e do espólio museológico, procurando cumprir da melhor forma possível o seu importante papel de Museu Vivo de História Natural.

 

- Aquário de Ubatuba

     O Aquário de Ubatuba é um empreendimento privado, fundado em Janeiro de 1996 por um grupo de oceanólogos. Os mares e Oceanos ocupam mais de 70% da superfície do planeta e são fundamentais para a existência e propagação da própria vida, incluindo a do ser humano.

     Essa importância inspirou a criação deste projeto, que possui como principal objetivo a preservação dos ambientes costeiros e marinhos através da educação ambiental e da pesquisa aplicada.

     O Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.


- Acqua Mundo

     De padrão internacional, localizado numa das mais belas praias do litoral paulista – a Praia da Enseada, no Guarujá. Como nos grandes aquários do mundo, sua exposição privilegia a educação, a pesquisa e o lazer. É um complexo de entretenimento com praça de alimentação, loja e a maior exposição de organismos aquáticos da América do Sul, com três mil metros quadrados de área.

     Com 1.200.000 litros de água distribuídos em mais de 35 tanques e terrários.

     A maior atração é o Oceano, tanque com 800 mil litros de água salgada, construído especialmente para a exposição de grandes cardumes de peixes de mar aberto, com tubarões oceânicos.

     O Acqua Mundo expões várias espécies de animais aquáticos, representativos dos mais diversos ambientes e grupos zoológicos – tubarões, pingüins e outras aves aquáticas, peixes de água doce e salgada, tartarugas e répteis como lagartos, jacarés e cobras.

Fontes de Referência:
www.santos.sp.gov.br/turismo/praias/aquario.html
www.aquariovgama.pt/inst-aquario-historia.html
www.aquariodeubatuba.com.br
www.aquarioguaruja.com.br