O tijolo de vidro é uma peça formada por parede dupla de vidro, com uma camada de ar rarefeito entre as mesmas. Conforme a textura das faces, pode-se obter efeitos visuais diversos entre dois ambientes, desde a transparência até a translucidez. Por ser translúcido, permite a passagem de luz tornando o ambiente mais aconchegante e saudável.

  

Aspectos positivos do tijolo de vidro:

- propicia maior luminosidade ao ambiente interno economizando energia;

- mantém a privacidade e a segurança da edificação;

- é uma material de fácil manutenção e nunca exige pintura;

- tem elevada resistência mecânica;

- garante um visual moderno e está disponível em grande variedade de cores;

- é um produto ecológico;

- elevada resistência a ambientes agressivos;

- resistência a alterações térmicas;

- nenhum problema de condensação na parte interior do bloco;
- leveza dos blocos: peso de 17 Kg/m2.

 

Observações:

      É importante observar se as peças iguais possuem a mesma tonalidade, bem como, ausência de rachaduras, fraturas ou outros defeitos que possam prejudicar seu assentamento, resistência, durabilidade e aspecto visual. As paredes feitas com tijolos de vidro não são estruturais, portanto não podem suportar cargas. É interessante também que se aproveite este material com suas características econômicas para a obra, pois assim ele ajuda a suprir seu alto custo no mercado.

 

      Os tijolos de vidro são fabricados em diversas cores e modelos (conforme o fabricante). Mas em geral estas peças permitem transmissão luminosa de 71 a 77٪; transmissão térmica de 2,5 Kcal/m2hºC; isolamento acústico a 100Hz de 40dB; possuem resistência ao fogo (g 60); resistência ao choque (6,8 Nm); e resistência à compressão (7,5 Nm2).

      Quanto ao emprego do tijolo de vidro em projetos, ele é indicado como elemento de vedação fixo, para residências, construções comerciais, industriais, hospitalares ou outras finalidades diversas. Alguns locais são ideais para usar tijolo de vidro, como em muros, lajes, fachada do prédio, box do banheiro, balcão de atendimento, escadaria, divisória no escritório, etc.

 

Sistema de construção

 

    1º passo - Determine a quantidade de material necessário para a construção de seu painel de blocos de vidro. Considere que para a construção de 1m2 de parede regular você irá utilizar:

* 25 blocos de Vidro;
* 5 kg de argamassa;
* 2 kg de rejuntamento;
* esponja para limpeza do bloco;
* nível;
*
martelo de borracha;
*recomenda-se a aquisição de 1 espaçador para cada bloco de vidro, para garantir uniformidade das juntas.                       

espaçador


    2º passo - Massa para assentamento:

Recomenda-se o traço - 1:3, ou seja: 1 parte de cimento comum, 3 partes de areia grossa e 1/2 parte de água.


    3º passo – Espaçadores

Espaçador normal Espaçador tipo "T" Espaçador tipo "L"
será utilizado no encontro de quatro blocos será obtido do espaçador tipo normal retirando-se as “orelhas" e uma perna de cada lado do mesmo Será obtido do espaçador tipo normal retirando-se as "orelhas" e duas pernas de cada lado do mesmo

 

   

4º passo - Assente o primeiro bloco de vidro no canto do painel. Para melhor fixação use espaçadores tipo "T" e "L" na parte inferior da primeira fila de blocos de vidro. Após assentado o primeiro bloco, verifique se ele está certo para o nível vertical e horizontal.


  

 5º passo - Após a verificação da fileira do nivelamento, assente o restante da fileira utilizando espaçadores tipo "T" e no final espaçador tipo "L".

 



   

 

    6º passo - Para o assentamento dos demais blocos, utilize espaçadores no encontro destes, como pode ser visto no desenho abaixo. Jamais assente um bloco encostado no outro.

 

 

 

 

7º passo - Depois que todos os blocos estiverem assentados e a argamassa estiver seca, quebre a "orelha" de plástico do espaçador que ficou para fora. Com uma esponja úmida limpe os blocos antes que a massa seque completamente sobre as faces dos mesmos.

 

 

 

8º passo - Rejunte: ao final do processo rejunte as frestas com cimento branco ou outro tipo de rejunte para azulejos, facilmente encontrado no mercado.

 



Observações:

    Os painéis de blocos de vidro não são estruturais.
    Nunca instale os blocos de vidro quando a temperatura ambiente for inferior a 4º C.
    Utilize sempre espaçadores entre os blocos de vidro.
    Para paredes internas com área superior a 13m2, utilize ferro 3/16"(4 a 5mm) entre os blocos, tanto verticalmente quanto horizontalmente, para amarração dos mesmos. As paredes curvas deverão ser sempre reforçadas com ferro de 5mm independente de sua extensão. Recomenda-se o mesmo procedimento para paredes externas, ou seja, utilizar o ferro de 5mm horizontalmente e verticalmente para amarração dos blocos. As dimensões máximas de um painel de bloco de vidro são limitadas em altura e largura a 5m. Para a construção de um painel com mais de 25 m2 será necessária a utilização de vigas e pilares para reforço. Quando a área pretendida excede de mais de 2 metros de altura, é recomendável a colocação em 2 etapas, para evitar assim que a parede desabe por pressão e peso. Não utilize espátulas de aço ou qualquer outro dispositivo afiado para bater e assentar o bloco de vidro, pois isso poderá causar rachaduras invisíveis. Utilize um martelo de borracha para este fim. Não é recomendável a utilização dos blocos de vidro em ambientes fechados que atinjam altas temperaturas. Ex.: saunas.

 

Sistema Binário:

- prático sistema modelar em PVC para construção de paredes, com tijolos de vidro, tanto para o exterior como para o interior, patenteado em PVC branco, preto e cinza;

- consiste num elemento modelar que ensamblado aleatoriamente permite a construção de amplas superfícies em tijolos de vidro, permitindo também manter a mesma de untas tanto externas como internas nas paredes curvas.

 

Sistema de construção de paredes com tijolos de vidro e madeira:

- consiste em tijolos de vidro com perfis em madeira maciça e envernizada, para montar quando esta estiver seca, só com parafusos no interior da estrutura, de modo a não sujar ou danificar as peças existentes;

- A transparência do vidro, o calor da madeira, juntamente com os efeitos da luz e o calor revalorizam as habitações que resultam mais luminosas, elegantes e agradáveis.