JATEADO

 

         A técnica de jatear vidros é antiga e já passou por diversas evoluções. Atualmente é feita em cabina fechada, sem contato com o artista. Não existe mais a utilização da areia, mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos.

 

 

Jateamento em espelho

INFORMÁTICA

 

            Um grande aliado à técnica é a utilização da informática, que permite a reprodução no vidro de qualquer desenho, estampa ou foto, trazidas pelo cliente. A figura é trabalhada na tela de um microcomputador, permitindo que se tenha uma visão antecipada de como ficará o trabalho depois de pronto.

 

 

PLACAS

 

            Alguns jateadores preferem trabalhar da forma convencional, o que valoriza o aspecto artístico. Estes podem, inclusive, realizar jateamentos com escavação (ou incisão), criando relevos no desenho que valorizam a obra, principalmente se iluminada lateralmente em molduras ou bases especiais, criando um efeito de iluminação própria bastante interessante. Tal técnica pode ser utilizada em placas indicativas internas ou externas de vários tamanhos.

 

Vidro jateado

 

CORES

 

            O jateamento pode ser usado para opacar totalmente o vidro ou para criar texturas personalizadas em toda sua superfície (tipo mouseline). Uma técnica que está sendo difundida é a aplicação de tintas especiais sobre o jateamento, adicionando cores ao trabalho do jateador.

 

 

APLICAÇÕES

 

            O vidro jateado proporciona a privacidade parcial dos ambientes, ao mesmo tempo em que mantém sua luminosidade com luz difusa. É indicado para tampos de mesa, divisórias, placas de sinalização, troféus, brindes, janelas e na composição de portas sociais.

 

 

Vidro jateado com diferentes iluminações

PROPRIEDADES

 

·        Permite ser temperado: são vidros passados por forno de têmpera horizontal ou vertical, mantêm suas características iniciais de cor e transparência, ganhando maior resistência mecânica.

·        Permite ser laminado: são vidros que permitem ser passados por um processo de laminação, sem alterar sua características iniciais.

·        Oferece média proteção contra o calor solar: são vidros com propriedades de deixar passar parte da luz, retendo radiação solar.

·        Pode ser curvado: são vidros que permitem ser curvados sem a alteração de suas propriedades de cor e transparência.

·        Pode compor ou fazer parte de insulados ou duplos: são vidros que podem entrar, de forma monolítica ou laminada, na composição total ou parcial dos vidros insulados ou duplos.