Rampas

 

 

guggen.jpg (18165 bytes)  guginterior.jpg (21846 bytes)  pinguim.jpg (25491 bytes)  ranparvoseca.jpg (20193 bytes) 

            Durante dois anos do Império Romano (72-73), um exército de 15000 soldados cercou a fortaleza de Massada (próximo ao Mar Morto) onde havia cerca de 1000 judeus rebeldes. A construção de uma rampa de 434m de altura permitiu o acesso ao topo e uma vitória sem glória (os judeus cometeram suicídio coletivo para não se renderem).

Rampa é um plano inclinado usado para circulação , deve ser previsto patamar de descanso em condições semelhantes às da escada.Quando se destina ao uso de pedestres, a rampa ideal seria a de 8% de inclinação , entretanto – como ocuparia muito espaço- prefere-se fazê-la com 10%.

Neste caso, para subir 3m de altura (h=3,00) são necessários 30 m de rampa, pois 3m= 10% de 30m , e mais o comprimento do patamar. As rampas são pouco utilizadas em residências , mas largamente aplicadas em escolas, hospitais, edifícios esportivos, mercados, etc., onde a circulação intensa justifica sua utilização. As rampas permitem o acesso entre diferentes níveis de uma edificação e, embora exijam um espaço muito maior que as escadas, são mais confortáveis, suaves e seguras que as mesmas.

Sua utilização é, assim, obrigatória em locais que devam ser acessíveis a pessoas limitadas em sua capacidade de locomoção, como: idosos, enfermos e portadores de deficiências, ou ainda, permitir a circulação de equipamentos dotados de rodas. Dessa forma, escolas, hospitais, clubes, cinemas, teatros, museus, e edifícios públicos, de uma maneira geral, devem dispor de rampas, de forma a garantir o acesso a qualquer pessoa. Por destinarem-se preferencialmente às pessoas limitadas em sua capacidade de locomoção, o projeto de uma rampa deve considerar, cuidadosamente, aspectos como: 

. inclinação compatível,

. piso anti-derrapante,

. corrimãos duplos, e

.corrimãos com terminações arredondadas.

É oportuno lembrar, que as rampas devem ser preferidas também, em saídas de emergência. Devem ser previstos, ainda, patamares nos extremos de uma rampa, bem como patamares intermediários a cada 1,50 metros de elevação. Na rampa helicoidal o comprimento, para efeito de cálculo , é o do eixo médio, portanto medido na metade da largura.

 No exemplo  h=2,40m . Largura: L=1,20m. Sendo h=10 % de 24m=2,40m temos, então , comprimento = 24m = 2 Pi R. Como deve ser colocado patamar teremos rampa + patamar = 2 Pi R ou 24 + 1,20 (largura) = 2 Pi R. Daí deduzimos que R=4m( raio de eixo médio). Colocamos em cada lado do eixo (circunferência) metade da largura e o guarda-corpo. O leitor atento notará diversos pontos de semelhança entre as rampas e as escadas helicoidais, no que se refere a traçado, convenções e cálculo.

textorampa.jpg (23023 bytes)