ESCADAS

 

·        Termos técnicos

·        Forma das escadas

·        Escada enclausurada a prova de fogo e fumaça

·        Escada protegida

 

 

Termos técnicos

Deve-se lembrar que uma escada não pode ser colocada em qualquer lugar. Com as medidas erradas pode passar a ser cansativa ou até mesmo provocar quedas

Algumas fórmulas importantes :

 

Quantidade de espelhos                n = h/e

 

Comprimento                           c = p (n – 1)     (escadas sem patamar)

 

                                              c = patamar + p (n – 2)     (escadas com 1 patamar)

 

Numa escada a largura útil é a distância medida entre os guarda-corpos. As medidas mínimas são:

0,60 m – para uma só pessoa ( mas é recomendados usar 0.80 m a 0.90 m)

1.20 m – para duas pessoas

1.80 m – para três pessoas  

 

         Forma das escadas

Na maioria das vezes a escada é só definida como um objeto dotado de uma série de planos sucessivos que permitem vencer desníveis. Assim, são facilmente esquecidas as relações íntimas entre a escada e as estruturas arquitetônicas a qual está comprometida.  

armario.jpg (20503 bytes)

Às vezes, é reduzida a mera expressão gráfica. O seu desenho e sua parte técnica são realmente importantes, mas no seu projeto é imprescindível imaginá-la, criá-la e compreendê-la na sua totalidade.  

cascata.jpg (28612 bytes)

As escadas podem dar significados especiais e singulares à edificações e aos ambientes que as contêm, através de simples planos bem articulados. Leveza, brutalismo, integração, quebra são algumas das sensações que lhe são permitidas. Até mesmo mostram as características de um determinado lugar, assim, se convertem em autênticas pontes de intercâmbio cultural.

Moldam agilmente espaços nos terrenos, nos jardins, vencem a topografia acentuada e sinuosa, misturando-se e integrando-se com a natureza.  

escjardim.jpg (25417 bytes)

         Uma das tendências atuais na arquitetura é explorar a escada, de modo que ela venha a se integrar,  compor o ambiente. Surgem, assim, as escadas com trechos retos e  patamares curvos, ou com lances curvos e patamares retos, helicoidais e outras. Mas é importante que o desenhista domine bem o traçado para que não haja erros.  

loyolalaw.jpg (38344 bytes)

 

Escada enclausurada a prova de fogo e fumaça (NB208)

Deve ser construída para que todos os usuários do prédio possam sair sem serem afetados pelo fogo e pela fumaça em caso de incêndio

É a mesma escada de uso comum, isolada do prédio por paredes de alvenaria e portas corta-fogo. Constitui-se de uma caixa com paredes resistentes ao fogo por quatro horas e porta corta-fogo com resistência por duas horas. Entre a caixa da escada enclausurada e o pavimento há um vestíbulo com paredes e porta corta-fogo, tendo no seu interior um duto de ventilação (chaminé) para retirar a fumaça que eventualmente entre com a passagem de pessoas. A espessura da parede de alvenaria, tendo em vista a tabela da NB208 e as dimensões dos tijolos existentes, firmou-se conceito de que deverá ter 0,25m para resistir ao fogo por quatro horas e 0,15 para resistir por duas horas. As portas corta-fogo seguem a PEB no 920, devem estar fechadas e dotadas de dispositivo de fechamento automático, é exigido que, em ambos os lados da porta haja inscrição bem visível com os seguintes dizeres: “Porta corta-fogo manter fechada”, porque se a porta for trancada para permanecer aberta, o que muitas vezes ocorre, há muito trânsito de pessoas e com isso sua função não é atendida. Quando surgir um princípio de incêndio, as portas corta-fogo deverão estar fechadas para que a fumaça não entre no vestíbulo ou na escada, bloqueando-a.  

escincend1-1.jpg (5369 bytes)     escincend1-2.jpg (10571 bytes)     tabincend.jpg (56249 bytes)

Nas paredes das escadas enclausuradas e respectivos vestíbulos e dutos não poderá ser colocado nenhum equipamento, nem mesmo de combate a incêndio. Só é permitido na parte exterior, contanto que não diminua a espessura da parede naquele ponto. Pela parte interna, contanto que embutido na parede, poderá ser colocada a instalação da iluminação da escada. As portas de todo o percurso até a via pública ou área livre, deverão abrir no sentido do fluxo de saída. A descarga deve ser enclausurada, em todo o percurso, ao pé da escada até a via pública ou área livre. O enclausuramento deve ser com parede ou porta corta-fogo. A descarga não poderá passar por hall que não seja enclausurado. A porta de saída da descarga para via pública deverá sempre abrir para fora e ser do tipo corta-fogo quando não houver desse tipo no pé da escada. Deverá ser perfeitamente identificável, sinalizada e contrastante com a parede de mesmo alinhamento. Quando houver hall no pavimento de descarga, o mesmo poderá ter comunicação com a descarga pelas escadas enclausuradas , contanto que tenha porta corta-fogo que abra somente para descarga, permitindo o ingresso à escada pelo hall, mas ao mesmo tempo impedindo que as pessoas que desçam a escada entrem no hall não enclausurado e sim, sigam direto até a sida para a via pública ou área aberta. A escada enclausurada não poderá ter comunicação direta com a casa de máquinas , caso seja necessária a comunicação deverá ser dotada de porta corta-fogo e colocada antes da entrada da dependência,porque a porta da casa de máquinas normalmente requer ventilação e a porta corta-fogo não ode ter abertura de ventilação. A escada deve ir até o último pavimento. Quando houver uso coletivo na cobertura (salão de festa, etc), a escada deverá ir até aquele pavimento. Quando for duplex, a escada irá até o pavimento da entrada da economia inferior.

Obrigatoriedade da escada enclausurada:

        

Escada protegida

É uma escada enclausurada com resistência a duas horas de fogo, de acordo com a NB208, no entanto sem apresentar o vestíbulo e o duto d ventilação. Está na Lei Complementar no 30 de Porto Alegre para prédios com altura entre 12 a 20 metros

 

Leis e normas para essas escadas:

Circular Normativa no 12         -  Paredes corta-fogo

Decreto no 5928 da Lei Complementar no 28 de Porto Alegre

 

Já nos edifícios não residenciais com mais de 20 andares devem possuir pelo menos um elevador de segurança (NB-208). Sua caixa deve ser envolvida por paredes resistentes ao fogo durante 2 horas.

villete-1.jpg (29864 bytes)   louvre.jpg (33131 bytes)  escada_miro2.jpg (35205 bytes)  escada_Miro3.jpg (56290 bytes)   escada_tora2.jpg (14217 bytes)  escada_tora.jpg (11117 bytes)

escada_tora3.jpg (12634 bytes)  escada1_gaudenzi.jpg (107472 bytes)  escada2_gaudenzi.jpg (59510 bytes) 

ESCADAS DE BAMBU E SEUS DETALHES

degraus_bambu.jpg (22403 bytes)   detalhe_esc_bambu.jpg (16402 bytes)  detalhe_esc_bambu2.jpg (19214 bytes)  detalhe_esc_bambu3.jpg (18364 bytes)  detalhe_esc_bambu4.jpg (19427 bytes)  detalhe_esc_bambu6.jpg (19399 bytes)

detalhe_esc_bambu5.jpg (15942 bytes)   detalhe_esc_bambu8.jpg (21303 bytes)  detalhe_esc_bambu9.jpg (18266 bytes)  escada_bambu.jpg (22351 bytes)  mao_fancesa_bambu.jpg (15930 bytes)  vista_bambu.jpg (21421 bytes)

vista_bambu2.jpg (26102 bytes)   vista_bambu4.jpg (20419 bytes)