TIPOS DE ESTRUTURAS

 

ESTRUTURAS TRELIÇADAS

As vigas treliçadas se constituem por associação de barras formando figuras geométricas estáveis. As treliças são sistemas convenientes  para as estruturas metálicas, pois são, em geral, fabricadas em comprimentos limitados.

Os pontos de união das barras são chamados nós. As disposições  construtivas dos nós têm grande importância no projeto das treliças.

Estaticamente as treliças funcionam por meio de esforços de tração e compressão das barras. Assim, o dimensionamento das barras utiliza as regras de peças tracionadas e comprimidas. Atualmente os nós das treliças são sempre rígidos (antigamente construía-se nós rotulados), o que dá origina  momentos fletores nas barras, que não têm influência no dimensionamento das mesmas. Com os nós compactos pode-se minimizar esses momentos.

 

TIPOS DE TRELIÇAS

As treliças leves, utilizadas em coberturas industriais, têm em geral uma geometria triangular simples.

As treliças mais pesadas, utilizadas em coberturas ou pontes, seguem em geral alguns tipos clássicos:

Para vãos maiores, empregam-se treliças compostas, nas quais o comprimento de flambagem das barras comprimidas se reduz à metade. O emprego de montantes adicionais tem a finalidade de fornecer pontos de apoio para as travessas do estrado.

As vigas K, com montantes extremos verticais ou inclinados,  são também empregadas em treliças de grandes vãos.

 

wpe3C.jpg (10143 bytes) wpeB5.jpg (12176 bytes)
wpeB5.jpg (12176 bytes) wpeB5.jpg (12176 bytes)