MADEIRAS BRASILEIRAS

 Aqui serão apresentadas 50 espécies de madeiras tropicais brasileiras. As fotos foram retiradas do livro"Madeiras Tropicais Brasileiras", uma publicação do Instituto Brasileiro e Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - IBAMA. Essa publicação teve como objetivo de contribuir para a viabilização do manejo florestal na Amazônia e com extração diversificada das madeiras desta região. O livro nos mostra que se pode extrair árvores nativas sem degradar o meio ambiente, pois além de reduzir a pressão sobre a floresta, a diversificação torna espécies nobres conhecidas. Atualmente, está se exigindo das madeireiras um selo do Congresso de Manejo Florestal, FSC, um órgão internacional. O selo indica que a madeira não foi extraída de forma predatória, sem resultado de um plano de manejo que permite a regeneração da floresta. Compradores preocupados com o meio ambiente, fazem pressão exigindo o selo, como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemnha, Espanha entre outros.

Apesar de muito defendida o uso da madeira das florestas nativas, considera-se absolutamente necessária a manutenção destas florestas. Com o objetivo de guardar esta relação entre madeira e floresta. Ainda para reforçar esta idéia, a manutenção das florestas é importante para controlar o clima, fixar o solo, evitar o assoreamento de rios, manter a fauna, evitar pragas na lavoura, produzir alimentos e remédios, filtrar poluentes e reduzir o risco de aquecimento da Terra.

  Podemos afirmar que cometem um terrível engano os que, preocupados com a questão ambiental, os ecologistas pregam que não se deve utilizar madeira. Na realidade, a solução para os problemas relativos à exploração da madeira passa necessariamente pelo estabelecimento de métodos de exploração madeireira adequados e pela definição de uma política ou atitude de governos, sociedades e pessoas no sentido de reduzir o consumo e o desperdício, não só de produtos originários da floresta ou da madeira, mas de todos os produtos de uma forma geral.

  Constam aqui, 4 propriedades destas 50 madeiras brasileiras: cor da madeira, ocorrência da madeira, densidade e capacidade de flutuar das toras. Clique nos links para entrar.

Propriedades
Cor da madeira
Capacidade de flutuar da madeira
Ocorrência
Densidade