Instalações de  
 água quente

      O fornecimento de água quente representa uma necessidade nas instalações de determinados aparelhos e equipamentos ou uma conveniência para melhorar as condições de conforto e higiene em aparelhos sanitários de uso comum.
Assim, não se pode prescindir de água quente em instalações hospitalares e em hotéis com restaurantes e lavanderias, e seria inaceitável um prédio residencial que não fosse dotado de instalações para produção de água quente.
Também se recorre à água quente em instalações industriais, em laboratórios ou onde se realizam processamentos de produtos químicos e industriais de imensa variedade.
A temperatura com que a água deve ser fornecida depende do uso a que se destina. Quando uma mesma instalação deve fornecer água em temperaturas diferentes nos diversos pontos de consumo, faz-se o resfriamento para as temperaturas desejadas com um aparelho misturador de água fria no local da utilização.
Assim, por exemplo, a água numa lavanderia deve ser fornecida entre 75° e 80°C. Já nas cozinhas, para a boa lavagem da louça com restos de gordura, a água deve achar-se entre 65° e 75°C. Para banhos, lavagem de mãos e limpeza, é suficiente prever-se na torneira ou misturador a água entre 40° e 50°C. Em regiões de clima muito frio, a água quente é também usada em radiadores para o aquecimento dos ambientes.

Podemos dividir as instalações de água quente em:

-        Instalações industriais: a água quente atende a exigências das operações inerentes aos processos empregados na industria. Os dados referentes ao consumo de água quente, pressão e temperatura são estabelecidos em função da natureza, finalidade e produção dos equipamentos que dela irão necessitar.
-        Instalações prediais: Sob essa designação acham-se compreendidas as instalações que servem a peças de utilização, aparelhos sanitários ou equipamentos, visando a higiene e o conforto dos usuários. As exigências técnicas mínimas a serem atendidas nessas instalações acham-se estabelecidas na NBR 7198/82 – “Instalações Prediais de Água Quente.”