Alvenaria de tijolo cerâmico:

        Vastamente empregada nas construções, pode ser considerada a mais difundida. Essa preferência provém da rapidez e conseqüente economia de sua execução, graças ao pouco peso e às pequenas dimensões do tijolo, que facilitam o transporte e o manejo.

O isolamento térmico das paredes de tijolo é excelente. Oferece boa aderência à argamassa, em virtude de sua aspereza e poder absorvente. A argila cozida de que é feito o tijolo constitui material leve muito apropriado para a realização de paredes de fachada e de tabiques – divisores internos – sempre que deseja –se boas condições de isolamento e um volante térmico favorável.

          

                                                                                       Centro Profissional Barão do Rio Branco - Porto Alegre (RS)                    Residência no Pacaembu - São Paulo (SP)

        A espessura das paredes é sempre um múltiplo das dimensões dos tijolos; e a espessura das juntas é em média de 1 cm. As variações são paredes de ¼ de vez, de ½ vez, de 1 vez, de 1 ½ vez e de 2 ou mais tijolos, conhecidas como paredes de cutelo, de 15 ou frontal, de 30, 45,60,etc.

                     
 Residência José Carlos Ramos -Florianópolis (SC)                                                     Casa de alvenária - Rio de Janeiro (RJ)

        Paredes superiores à dois tijolos formam-se da mesma maneira, tendo-se apenas o cuidado de desencontrar as juntas em cada fiada.